20 de Abril de 2024

Vetorial, Senai e prefeitura fazem parceria em curso de operador siderúrgico

Sexta-feira, 26 de Maio de 2023 - 10:54 | Redação

imagem
Vetorial, Senai e prefeitura fazem parceria em curso de operador siderúrgico

Em parceria com a Vetorial Siderurgia e prefeitura de Ribas do Rio Pardo, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) deu início nesta quinta-feira (25) ao curso de capacitação de operador siderúrgico de alto-forno.

Inicialmente, o curso será destinado aos colaboradores da Vetorial e à comunidade, divididos em duas turmas de 20 alunos.

Vetorial, Senai e prefeitura fazem parceria em curso de operador siderúrgico

O Diretor de Operações da Vetorial Siderurgia, Mário Sousa, explicou que o curso terá duração de cinco meses e que outras turmas serão formadas em seguida. O objetivo, segundo ele, é fomentar e qualificar mão de obra local para atender às demandas da Vetorial.

"Nos últimos dois anos, a siderúrgica fez grandes investimentos para modernizar a fábrica, que hoje não emite mais ruídos aos bairros adjacentes. Foram R$ 25 milhões em 2021 e R$ 12 milhões em 2022", disse Mário Sousa.

Diante desta nova etapa da empresa, tornou-se necessário qualificar os colaboradores. No curso de operador siderúrgico de alto-forno, os participantes terão aulas de matemática, química, segurança do trabalho, além de estudos específicos sobre carvão e ferro gusa.

A carga horária do curso será de 160 horas. Hoje, a Vetorial Siderurgia gera cerca de 1 mil empregos – entre colaboradores diretos e indiretos.

O prefeito de Ribas do Rio Pardo, João Alfredo Danieze, compareceu à aula inaugural do curso de operador siderúrgico de alto-forno e lembrou que até o final de 2024 o Senai vai ministrar 22 cursos no município e, em cada um deles, haverá duas turmas.

“Esses cursos geram oportunidades e, no caso da Vetorial, pessoas da comunidade também podem participar, o que certamente resultará em um futuro melhor para esses trabalhadores”, disse o prefeito.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade