18 de Maio de 2024

FAB transporta mais de 18 toneladas de materiais para Canoas, no Rio Grande do Sul

As aeronaves levaram geradores, banheiros químicos, barracas, colchões e itens de apoio elétrico e hidráulico

Domingo, 05 de Maio de 2024 - 13:00 | Redação

imagem
FAB transporta mais de 18 toneladas de materiais para Canoas, no Rio Grande do Sul
Avião da Força Aérea Brasileira sendo carregado com alimentos e equipamentos levados para o RS (Divulgação/FAB)

A FAB (Força Aérea Brasileira) transportou, na madruga deste domingo (5), 18 toneladas de materiais para Canoas, no Rio Grande do Sul, para ajudar as vítimas das enchentes causadas pelos fortes temporais. 

Foram enviados geradores, banheiros químicos, barracas, colchões e itens de apoio elétrico e hidráulico. A FAB ajudou também em alguns resgates dos moradores. Até o momento, foram registrados 66 mortes, mais de 700 pessoas resgatadas e 101 desaparecidos.

Desde terça-feira (30), a Força Aérea Brasileira atua nos resgates aos atingidos pela enchente no Rio Grande do Sul. Dois helicópteros H-60L Black Hawk do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação - Esquadrão Pantera - estão engajados na missão. Até o momento, a FAB conta com cerca de 80 militares diretamente envolvidos na operação.

Quando as condições meteorológicas são favoráveis à noite, os helicópteros também realizam voos noturnos, o que é possível devido à capacidade da FAB de operar com a utilização de óculos de visão noturna (NVG).

O Comandante do Esquadrão Pantera, Tenente-Coronel Aviador Kleison Roni Reolon, ressalta o diferencial das aeronaves da FAB. "Mesmo em condições limítrofes, nossos helicópteros conseguem decolar para o resgate com a utilização de equipamento de visão noturna. Isso aumenta as chances de resgate no menor tempo, pois sabemos que há vidas dependendo disso", explica.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade