25 de Maio de 2024

Estado inicia vacinação de estudantes da rede pública de até 15 anos

Programa Aluno Imunizado utiliza estrutura escolar para ampliar o alcance da vacinação

Segunda-feira, 18 de Março de 2024 - 15:29 | Redação

imagem
Estado inicia vacinação de estudantes da rede pública de até 15 anos
Vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza, entre os dias 18 de março e 19 de abril, a estratégia ‘Aluno Imunizado’, voltada para crianças e adolescentes de até 15 anos de idade de Mato Grosso do Sul.

A ação tem objetivo promover a integração entre Unidades Básicas de Saúde e escolas, para ampliar o alcance da vacinação com a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis para vacinação no âmbito escolar.

Conforme o gerente de Imunização da SES, Frederico Jorge Pontes de Moraes, a estratégia Aluno Imunizado têm se consolidado no Estado desde o ano de 2023. “Essa ação é fundamental para retomada das altas coberturas vacinais vivenciadas no passado. Esse trabalho, articulado entre saúde e educação, tem gerado resultados positivos e a expectativa é boa em relação a campanha de 2024. Neste ano a novidade é que a campanha vem acompanhada de incentivo financeiro aos municípios e Estado para custeio das ações via Ministério da Saúde”, assegurou Frederico.

Para a gerente Atenção à Saúde do Adolescente da SES e técnica do PSE, Carla Costa, o PSE tem como um dos seus eixos a verificação da situação vacinal e a estratégia ‘Aluno Imunizado’ é uma ótima oportunidade para compartilhar as informações sobre as vacinas e sensibilizar a todos sobre a importância de manter as cadernetas ou cartões de vacinação atualizados.

“É uma ação fundamental porque busca conscientizar não só os alunos, mas as escolas, as famílias e toda a comunidade sobre a importância da vacinação como forma de prevenção, proteção, autocuidado e preocupação com o outro, garantindo assim que todos, mas principalmente nossas crianças, adolescentes e jovens, estejam realmente protegidos”, explica Carla.

Estarão disponíveis todas as vacinas do calendário vacinal do Ministério da Saúde. As crianças e adolescentes deverão ter a autorização dos pais para a aplicação das vacinas em ambiente escolar.

A estratégia envolverá escolas estaduais e municipais, conforme o cronograma municipal enviado a SES. Cada município ficará responsável por articular a comunidade escolar, além da definição de fluxo, os documentos necessários para a vacinação dos alunos nas escolas.

 

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade