20 de Abril de 2024

Vetorial participa de painel temático no Encadear Summit do Sebrae

Sexta-feira, 22 de Setembro de 2023 - 12:58 | Redação

imagem
Vetorial participa de painel temático no Encadear Summit do Sebrae

A Vetorial participou nos dias 20 e 21 no Gran Murano, em Campo Grande, do Encadear Summit, maior encontro do encadeamento produtivo do Estado de Mato Grosso do Sul, promovido pelo Sebrae, por meio do programa Cidade Empreendedora.

Participaram do evento grandes empresas dos setores de celulose, bioenergia e logística, proporcionando um espaço de debate e apresentação do panorama dos empreendimentos instalados no estado e como os pequenos negócios podem aproveitar as oportunidades como fornecedores de produtos e serviços.

Vetorial participa de painel temático no Encadear Summit do Sebrae

A Vetorial participou, na tarde do dia 20, do Painel III, juntamente com as empresas ETM Vicari e FV Cereais. O tema central foi "Rota Bioceânica, Logística e Mineração".

A empresa foi representada por José Eduardo Mayrink, gerente geral de Logística da Vetorial, que discorreu a respeito das atividades da companhia em Mato Grosso do Sul.

Ele fez um breve relato sobre os setores de siderurgia, mineração e produção de bioenergia, nos quais a Vetorial atua para para produzir ferro-gusa e beneficiar o minério de ferro extraído no Maciço do Urucum, em Corumbá.

Discorreu ainda a respeito da capacidade de produção de ferro-gusa em suas plantas siderúrgicas nos municípios de Corumbá e Ribas do Rio Pardo, e ainda sobre a extração e beneficiamento de minério de ferro, além de indicadores como geração de postos de trabalho, dentre outros.

"Na atualidade, a Vetorial é a maior produtora independente de ferro-gusa no Brasil, posição alcançada com muito trabalho e esforço ao longo dos 54 anos de sua existência", disse José Eduardo.

"Todas as empresas da Vetorial operam hoje bastante focadas nos princípios ESG (práticas ambientais, sociais e de governança corporativa), pois a sustentabilidade é considerada pela companhia condição essencial nas atividades que desenvolve", explicou ele.

Casa cheia

Durante a abertura institucional do evento, que contou com um público de cerca de 400 pessoas, o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação e conselheiro do Sebrae/MS, Jaime Verruck, pontuou o momento econômico que Mato Grosso do Sul vive, a partir da atração de grandes investimentos.

“Nós queremos crescer, queremos que o Estado continue tendo taxas de crescimento acima da média nacional. Estamos aqui para ver qual é a nossa capacidade de resiliência, adaptação e apropriação desse crescimento", ressaltou Verruck.

Segundo o diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, a instituição atua para conectar as empresas âncoras – como são chamados os grandes empreendimentos – aos pequenos negócios, qualificando também os empresários locais para que se tornem fornecedores, fortalecendo desta forma o comércio local.

“Nosso objetivo é fazer com que os pequenos negócios possam se qualificar para participar do processo de desenvolvimento, com a chegada de grandes empreendimentos em muitos municípios do estado", disse.

"A partir dessa inclusão produtiva, o empresário leva oportunidades para cada um dos nossos municípios, gerando emprego e renda. Por isso, no Encadear Summit, nossa expectativa é que os empreendedores possam fazer bons negócios com as grandes empresas”, pontuou Mendonça.

Após a abertura, o economista, Alexandre Schwartsman, ex-diretor de assuntos internacionais do Banco Central, apresentou os cenários e tendências econômicas no país e no mundo, apresentando os aspectos econômicos e seus impactos na sociedade, como a relação entre a geração de renda e os investimentos aportados no país.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade