18 de Abril de 2024

Aplicativo vai auxiliar portadores de necessidades visuais no transporte coletivo

Terça-feira, 10 de Abril de 2018 - 06:29 | Redação

imagem
Aplicativo vai auxiliar portadores de necessidades visuais no transporte coletivo

A prefeitura de Campo Grande promoveu o lançamento do aplicativo de mobilidade urbana ‘Todos no ônibus’, desenvolvido para facilitar o deslocamento de portadores de deficiência visual. Pioneira no País, segundo a assessoria de imprensa do município, a ferramenta deve atender neste primeiro momento cerca de 523 pessoas em Campo Grande. Esse é o número de usuários cadastrados pelo Consórcio Guaicurus que têm direito a gratuidade na passagem, conforme previsto pela legislação que assegura os direitos da pessoa com deficiência.

Aplicativo vai auxiliar portadores de necessidades visuais no transporte coletivo

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos usuários com deficiência visual no transporte público coletivo é a falta de segurança na hora de embarcar ou desembarcar do veículo, já que na maioria das vezes dependem de informações de terceiros para orientá-los.

Parceria - O aplicativo levou cerca de oito meses para ser desenvolvido, por meio de parceria entre a prefeitura, Consórcio Guaicurus, Ismac, Advms e Ministério Público Estadual, representado pela 67ª Promotoria de Direitos Humanos de Campo Grande. A ferramenta foi desenvolvida através dos apontamentos do próprio  usuário do transporte público que tem deficiência visual, visando a garantir maior acessibilidade a estes cidadãos.

Em parceria com a prefeitura, o Consórcio Guaicurus já iniciou campanhas nos terminais e também no interior dos veículos de transporte público coletivo para informar a população da existência da nova ferramenta. Uma espécie de recadastramento aconteceu no segundo semestre do ano passado, visando atrair esse público. Até o momento 183 pessoas já estão habilitadas para o uso do aplicativo.

Aplicativo vai auxiliar portadores de necessidades visuais no transporte coletivo

Como vai funcionar – Todas as 189 linhas disponíveis na cidade estão prontas para receber os usuários do aplicativo. Com o uso de um tablet, o motorista será avisado por um aviso sonoro, no momento em que o usuário do aplicativo solicitar a linha. O motorista terá o registro do ponto onde estará o usuário e, ao chegar ao local, o mesmo irá chamar o passageiro pelo nome. A iniciativa facilitará a pessoa na hora do embarque e ainda oferece segurança, já que o aplicativo oferta todas as informações necessárias para o usuário chegar ao destino desejado.

O aplicativo será útil antes mesmo de o passageiro chegar ao ponto, uma vez que o sistema, por meio de áudio, irá orientar o usuário durante o trajeto até o ponto mais próximo. É um conjunto de soluções que alia tecnologia, conectividade e ação humana. Neste sentido, os motoristas do Consórcio Guaicurus também passaram por uma qualificação a fim de entenderem o procedimento para abordagem dos passageiros durante o embarque especial.

Serviço - Consórcio Guaicurus: Rua Visconde de Taunay, nº 318 – Bairro Amambaí (próximo a igreja Perpétuo Socorro) Horário de atendimento: das 9h às 16h Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 647-0060

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade