Aplicativo vai auxiliar portadores de necessidades visuais no transporte coletivo
Terça-feira, 10 de Abril de 2018 - 06:29 | Redação
A prefeitura de Campo Grande promoveu o lançamento do aplicativo de mobilidade urbana ‘Todos no ônibus’, desenvolvido para facilitar o deslocamento de portadores de deficiência visual. Pioneira no País, segundo a assessoria de imprensa do município, a ferramenta deve atender neste primeiro momento cerca de 523 pessoas em Campo Grande. Esse é o número de usuários cadastrados pelo Consórcio Guaicurus que têm direito a gratuidade na passagem, conforme previsto pela legislação que assegura os direitos da pessoa com deficiência.
Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos usuários com deficiência visual no transporte público coletivo é a falta de segurança na hora de embarcar ou desembarcar do veículo, já que na maioria das vezes dependem de informações de terceiros para orientá-los.
Parceria - O aplicativo levou cerca de oito meses para ser desenvolvido, por meio de parceria entre a prefeitura, Consórcio Guaicurus, Ismac, Advms e Ministério Público Estadual, representado pela 67ª Promotoria de Direitos Humanos de Campo Grande. A ferramenta foi desenvolvida através dos apontamentos do próprio usuário do transporte público que tem deficiência visual, visando a garantir maior acessibilidade a estes cidadãos.
Em parceria com a prefeitura, o Consórcio Guaicurus já iniciou campanhas nos terminais e também no interior dos veículos de transporte público coletivo para informar a população da existência da nova ferramenta. Uma espécie de recadastramento aconteceu no segundo semestre do ano passado, visando atrair esse público. Até o momento 183 pessoas já estão habilitadas para o uso do aplicativo.
Como vai funcionar – Todas as 189 linhas disponíveis na cidade estão prontas para receber os usuários do aplicativo. Com o uso de um tablet, o motorista será avisado por um aviso sonoro, no momento em que o usuário do aplicativo solicitar a linha. O motorista terá o registro do ponto onde estará o usuário e, ao chegar ao local, o mesmo irá chamar o passageiro pelo nome. A iniciativa facilitará a pessoa na hora do embarque e ainda oferece segurança, já que o aplicativo oferta todas as informações necessárias para o usuário chegar ao destino desejado.
O aplicativo será útil antes mesmo de o passageiro chegar ao ponto, uma vez que o sistema, por meio de áudio, irá orientar o usuário durante o trajeto até o ponto mais próximo. É um conjunto de soluções que alia tecnologia, conectividade e ação humana. Neste sentido, os motoristas do Consórcio Guaicurus também passaram por uma qualificação a fim de entenderem o procedimento para abordagem dos passageiros durante o embarque especial.
Serviço - Consórcio Guaicurus: Rua Visconde de Taunay, nº 318 – Bairro Amambaí (próximo a igreja Perpétuo Socorro) Horário de atendimento: das 9h às 16h Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 647-0060