22 de Julho de 2024

Segunda etapa da Caravana da Saúde nas Escolas começa neste sábado

Sábado, 23 de Junho de 2018 - 06:21 | Redação

imagem
Segunda etapa da Caravana da Saúde nas Escolas começa neste sábado

Quase sete mil alunos das escolas públicas de Campo Grande, que estudam entre o 4º e o 7º ano, detectados com alguma alteração visual e/ou auditiva, começam neste sábado, 23, a passar pela segunda etapa da Caravana nas Escolas, que acontece no Parque Ayrton Senna.

Nessa fase, que se estende até o dia 6 de julho, serão realizadas as avaliações médicas e os exames mais complexos que vão diagnosticar e confirmar se há necessidade do uso de óculos e aparelho auditivo.

Das 150 escolas municipais e estaduais da Capital, a Caravana da Saúde visitou as 147 unidades onde existem turmas do 4º ao 7º ano.

Foram atendidos quase 30 mil alunos, em 40 dias de triagem. Dos 29.153 mil estudantes examinados, 6.550 apresentaram alguma alteração visual e/ou auditiva.

Foi registrado também um grande número de abstenções, 29,72%. Devido a isso, haverá nova ação para que os estudantes que por qualquer motivo não foram atendidos, possam passar pelos exames iniciais. A empresa que terceiriza o serviço passará pelas escolas novamente.

O programa do Governo do Estado visa identificar e sanar problemas auditivos e oftalmológicos que possam ser revertidos, reduzindo as taxas de evasão escolar que, muitas vezes, é decorrente dessas dificuldades.

No Parque Ayrton Senna também acontece no mesmo período da Caravana nas Escolas, a Caravana da Saúde nos Hospitais. Nessa ação a expectativa é atender mais de 32 mil consultas de diversas especialidades e 18 mil cirurgias, também de várias áreas .

Caravana da Saúde - Criada em 2015 pelo governador Reinaldo Azambuja, a Caravana da Saúde é o maior programa de regionalização da saúde já realizado em Mato Grosso do Sul. Nas primeiras ações foram executados mais de 850 mil procedimentos, 34 mil exames e 50 mil cirurgias, com investimento de R$ 75 milhões. Inicialmente o projeto percorreu as 11 microrregiões de Mato Grosso do Sul.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade