Frio reduz número de acidentes com moto na Capital
Sábado, 22 de Julho de 2017 - 03:59 | Redação
O pronto-socorro da Santa Casa de Campo Grande atendeu de segunda a quinta-feira desta semana 35 vítimas de acidentes de moto. Um número que comparado com a semana passada, entre os dias 10 e 13 de julho, em que foram atendidos 56 pacientes, mostra redução de 21 pessoas. Na semana de frio, a Santa Casa atendeu 61 pacientes vitimados por acidentes de trânsito em geral e na semana passada foram 73 atendimentos.
Diariamente, o hospital atende vítimas de todos os tipos de acidentes, em casos de média e alta complexidade. Nos seis primeiros meses de 2017 foram atendidos nesta condição 3306 pessoas, perfazendo uma média mensal de 551 atendimentos ao mês. Essa realidade faz com que as médias diárias do pronto-socorro aumentem se comparadas às do ano anterior, fato mais perceptível em feriados prolongados.
De primeiro de janeiro ao dia 31 de dezembro do ano de 2016 foram realizados 7.079 atendimentos a vítimas de trânsito na urgência e emergência, o que compõe uma média mensal de 590 atendimentos ao mês. No ano anterior, em 2015, foram 6.348 atendimentos, média mês de 529 vítimas. Observa-se um aumento de 700 pessoas a mais no ano e 61 vítimas a mais, todos os meses.
A redução é notória para quem convive diariamente atendendo vitimados por acidentes de moto em Campo Grande e no interior de Mato Grosso do Sul. De acordo com o médico emergencista da área vermelha do pronto-socorro Fábio ToomeWauke, o baixo índice é notado principalmente nos horários noturnos. “Podemos perceber essa diminuição principalmente fora dos horários de trabalho, pois no frio os motociclistas evitam sair de noite, o que contribui para que os índices sejam menores”, disse.