30 de Abril de 2024

Estudo diz que esteroides diminuem mortalidade de pacientes graves da covid

Quinta-feira, 03 de Setembro de 2020 - 02:50 | Redação

imagem
Estudo diz que esteroides diminuem mortalidade de pacientes graves da covid

Um novo estudo sobre o tratamento da covid-19 aponta que tratar pacientes graves, infectados pelo vírus, com corticoides, diminui o risco de morte em 20%. A análise foi feita em sete testes internacionais, o que levou a Organização Mundial da Saúde ( OMS ) a atualizar sua diretriz sobre o tratamento.

A análise, que cotejou dados de testes separados de doses baixas de hidrocortisona, dexametasona e metilprednisolona, indicou que os esteroides aumentam as taxas de sobrevivência de pacientes de Covid-19 doentes o suficiente para estarem internados em unidades de tratamento intensivo.

Estudo diz que esteroides diminuem mortalidade de pacientes graves da covid

"Isto é equivalente a cerca de 68% dos pacientes (mais graves da covid-19) que sobrevivem após o tratamento com corticoides, o que se compara com cerca de 60% que sobrevivem na ausência de corticoides", disseram os pesquisadores em um comunicado.

"Os esteroides são uma medicação barata e amplamente disponível, e nossa análise confirmou que são eficazes na redução de mortes entre as pessoas mais gravemente afetadas pela covid-19", disse em entrevista coletiva Jonathan Sterne, professor de estatísticas médicas e epidemiologia da Universidade de Bristol, do Reino Unido, que trabalhou na análise.

Ele disse que os testes - realizados por pesquisadores do Reino Unido, Brasil, Canadá, China, França, Espanha e Estados Unidos - proporcionaram uma mensagem coerente, mostrando que os remédios são benéficos para os pacientes mais doentes, independentemente da idade, do sexo e de há quanto tempo estão enfermos.

As descobertas, publicadas no periódico científico Journal of the American Medical Association, reforçam resultados que foram saudados como um grande avanço e anunciados em junho, quando a dexametasona se tornou o primeiro remédio a se mostrar capaz de reduzir as taxas de mortalidade entre pacientes da covid-19 gravemente doentes.

Desde então, a dexametasona vem sendo usada amplamente em UTIs de alguns países para o tratamento de pacientes da covid-19.

 

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade