Ao devolver mandato, Marco Aurélio faz elogios à carreira de Aécio
Domingo, 02 de Julho de 2017 - 06:10 | Redação
Ao negar o pedido de prisão e conceder a devolução do mandato de Aécio Neves, o ministro do STF Marco Aurélio Mello fez elogios à carreira política do senador. A manifestação está em trecho no despacho do magistrado.
O ministro faz claros elogios à carreira política do senador e chega a citar, num aposto no parágrafo, que as eleições de 2014, na qual o tucano foi derrotado, são "- ditas fraudadas -".
O ministro também negou o recolhimento do passaporte do senador, que retornará ao plenário do Senado amanhã. Na terça, há expectativa de aliados de que Aécio faça um pronunciamento na tribuna do Senado.
A decisão em liminar do ministro do STF ainda não resolve a situação de Aécio, citado nas delações do empresário Joesley Batista. O pedido de prisão de Aécio ainda será submetido ao pleno da 1ª Turma, da qual Marco Aurélio faz parte, e deve ser analisado em Agosto, após o recesso parlamentar.
No Senado, o caso de Aécio também ainda é delicado. Senadores conseguiram as assinaturas necessárias para apelar à Comissão de Constituição e Justiça do Senado contra o arquivamento do pedido de cassação do senador tucano.
Agora, com o afastamento do senador João Alberto (PMDB-BA) por motivos de saúde, o novo presidente do Conselho de Ética é o senador Pedro Chaves (PSC-MS) - um dos signatários do ofício que pede a reabertura da investigação contra Aécio no colegiado.