25 de Maio de 2024

UE aprova primeiro texto de regulamentação de inteligência artificial do mundo

Documento final foi aprovado por unanimidade

Sábado, 03 de Fevereiro de 2024 - 12:30 | Redação

imagem
UE aprova primeiro texto de regulamentação de inteligência artificial do mundo
União Europeia (Foto: Reuters/Yves Herman/Direitos Reservados).

Os embaixadores dos Estados-membros da União Europeia (UE) deram "luz verde", por unanimidade, às novas regras do bloco para a inteligência artificial (IA), as primeiras do mundo para essa tecnologia, após acordo com eurodeputados.

"Assinado! Os embaixadores do Comitê de Representantes Permanentes dos Governos dos Estados-Membros da União Europeia [Coreper] confirmaram o texto de compromisso final alcançado [com o Parlamento Europeu] sobre a proposta de regras harmonizadas em matéria de inteligência artificial", anunciou a presidência belga rotativa da UE, em publicação na rede social X.

"A lei da IA é um marco, consistindo nas primeiras regras do mundo para a inteligência artificial, e visam que seja segura e que respeite os direitos fundamentais europeus", acrescenta a mensagem.

A luz verde final surge após acordo provisório, alcançado em meados de dezembro passado e após várias horas de discussão entre os legisladores do bloco - o Conselho e o Parlamento Europeu.

Os legisladores estavam desde junho negociando as primeiras regras comunitárias para que as tecnologias que recorrem à IA salvaguardem os valores e direitos fundamentais do bloco e a segurança de quem a utiliza, obrigando os sistemas considerados de alto risco a cumprir requisitos obrigatórios relacionados com a sua confiabilidade, no seguimento de uma proposta da Comissão Europeia apresentada em 2021.

Agência Brasil

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade