15 de Junho de 2024

Morre Peter Higgs, cientista que teorizou a "Partícula de Deus"

Vencedor do Nobel foi criador da teoria sobre o Bóson de Higgs

Terça-feira, 09 de Abril de 2024 - 16:51 | Redação

imagem
Morre Peter Higgs, cientista que teorizou a Partícula de Deus
Peter Higgs, o descobridor do Bóson de Higgs (Foto: Reprodução).

O cientista britânico Peter Higgs, ganhador do Prêmio Nobel de Física em 2013 por seus trabalhos teóricos sobre o bóson de Higgs, conhecido como a "partícula de Deus" e considerado a chave da estrutura da matéria, morreu na segunda-feira aos 94 anos.

"Morreu pacificamente em sua casa na segunda-feira, 8 de abril, depois de uma curta enfermidade", informou a Universidade de Edimburgo em nota.

O físico foi autor em 1964 da teoria do bóson que depois levou seu nome e cuja demonstração prática demorou quase meio século.

A universidade, onde Higgs foi professor durante quatro décadas, o qualificou como "um grande professor e mentor, que inspirou gerações de jovens cientistas".

"Sua família pediu aos meios de comunicação e ao público que respeitem sua privacidade nesse momento", acrescentou.

Higgs recebeu o Prêmio Nobel de Física em 2013 ao lado do belga François Englert por seu trabalho em 1964 para sustentar as bases teóricas que levaram, décadas depois, à identificação do bóson em 2012 no laboratório europeu para a pesquisa nuclear, CERN, localizado na Suíça.

O bóson de Higgs é um elemento-chave da estrutura fundamental da matéria que atribui massa a todas as demais, segundo a teoria conhecida como "modelo-padrão".

Nos esforços para divulgar essa teoria a um público mais amplo, foi batizada como "partícula de Deus", já que está em todo lugar e, ao mesmo tempo, é esquiva.

 

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade