24 de Julho de 2024

OAB/MS entrega reforma do Plenário do Tribunal de Ética e Disciplina

Terça-feira, 14 de Agosto de 2018 - 07:38 | Redação

imagem
OAB/MS entrega reforma do Plenário do Tribunal de Ética e Disciplina

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul (OAB/MS) entregou ontem (13) a reforma do Plenário co Tribunal de Ética e Disciplina (TED). O local passou por reparos para melhor atender os membros do Tribunal.

O Presidente da Ordem, Mansour Elias Karmouche salienta a importância de um local bem estruturado para os membros do Tribunal e revela que há planos futuros para a construção de um prédio independente para o Tribunal

“O Tribunal de Ética e Disciplina tem uma importância vital para a Ordem dos Advogados do Brasil, principalmente por que lida com questões disciplinares dos nossos colegas. É preciso que ele esteja bem estruturado para dar respostas rápidas e justas para aquele que está sendo submetido a uma avaliação com relação a sua conduta ética. Foi pensando nisso que nós reestruturamos esse ambiente e projetamos para o futuro uma estrutura independente do prédio da Seccional”.

O vice-presidente da Ordem, Gervasio também destacou que os membros do Tribunal precisam estar bem acomodados para que possam desenvolver melhor o seu trabalho. “O Tribunal de Ética e Disciplina é o órgão que dá efetividade a fiscalização profissional da advocacia. O Tribunal, portanto, precisa ter um nível de excelência para o atendimento desta função primordial da OAB, e nós não tínhamos. Tínhamos instalações acanhadas, precárias, mal estabelecidas, que influenciavam definitivamente nessa prestação fundamental da OAB. Com essa reinauguração, nós reestabelecemos, fisicamente, a plenitude da importância e dos deveres da Ordem com a ética do advogado”.

A presidente do TED, Marta Taques comemorou a inauguração da reforma e contou que o trabalho vem sendo desenvolvido para que haja uma diminuição e até extinção de processos éticos na Ordem.

“Hoje é um dia de alegria porque a reforma do plenário significa um ambiente de trabalho melhor para aqueles que ficam horas em um trabalho muito árduo e difícil que é julgar os seus pares, coisa que nenhum de nós gostaria de fazer. Nós gostaríamos que não houvesse nenhum processo ético-disciplinar. Nós, com o tempo, queremos fazer um trabalho de prevenção para que ocorra cada vez menos infrações éticas-disciplinares e quem sabe um dia conseguir zerar. Tendo um ambiente favorável e agradável para que os nossos relatores possam trabalhar, poderemos dar uma resposta mais rápida para aqueles que procuram o Tribunal e para a sociedade”, disse

O secretário-geral do Tribunal Albino Romero, também manifestou sua satisfação com a reforma e lembrou da importância do advogado ter bom comportamento e respeitar a ética.

“Me sinto honrado e feliz. A reforma deu mais conforto e adequação aos julgadores. É meu quarto mandato como advogado do Tribunal de Ética e me sinto satisfeito. Julgar não é fácil, mas nós não passamos a mão na cabeça de nenhum advogado. Todos precisam ter a conduta ética e o comportamento exemplar”.

Albino Romero também falou da mudança em relação a realização de instruções do processo. “Toda a instrução do processo, que antes era realizada pelo Conselho Seccional, agora será feita pelo Tribunal de Ética e isso é um avanço muito grande. Porque assim o processo terá maior celeridade e poderemos cuidar mais de perto”.

Estiveram presentes na inauguração o secretário-geral Adjunto da Ordem, Vinicius Monteiro Paiva, diretor-tesoureiro Stheven Razuk, presidente da CAAMS, José Armando Amando, vice-presidente da CAAMS, Herthe Brito, conselheiro Federal Luis Cláudio Alves (Bito), conselheiros Estaduais Eliane Potrich, Heitor Miranda, Bento Duailibi e Sérgio Muritiba, membros do Tribunal de Ética Geraldo Moretzsohn, Antônio Henrique Gaudensi, Cleiry Antônio Avila, Pedro Carmelio Massuda.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade