Assembleia Legislativa celebrará centenário de Wilson Barbosa Martins
Quarta-feira, 21 de Junho de 2017 - 06:35 | Redação
O advogado Wilson Barbosa Martins (PMDB) completa hoje 100 anos de idade. Com profunda experiência política, como ex-prefeito de Campo Grande, duas vezes governador do Estado, deputado federal e senador da República, Dr. Wilson, como é chamado, será homenageado pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul na próxima segunda-feira, às 19h30, por proposição do deputado Eduardo Rocha (PMDB).
Sua vida política começou na faculdade de Direito no Largo São Francisco, em São Paulo, na década de 30. Na época, Wilson Barbosa Martins se posicionou contra o Estado Novo. Ao fim da ditadura, já em Campo Grande, ajudou a fundar a UDN, partido pelo qual disputou pela primeira vez o cargo de prefeito de Campo Grande, perdendo para Ari Coelho.
Ocupou o cargo de secretário-geral na gestão do prefeito Fernando Corrêa da Costa e, em 1958, foi eleito prefeito de Campo Grande. A gestão foi marcada pela reforma administrativa, organização do cadastro imobiliário e da cobrança dos tributos e na implantação da previdência social. O êxito administrativo o habilitou para disputar o cargo de deputado federal, para o qual foi eleito.
Em Brasília, participou da crise causada pela renúncia do presidente da República Jânio Quadros e também acompanhou o debate sobre as reformas propostas por João Goulart. Após o golpe militar, Dr. Wilson foi cassado pelos militares e resolveu se dedicar à advocacia.
Ao final dos anos 70, retomou a vida política, com a criação de Mato Grosso do Sul. Ele foi o primeiro governador eleito pelo voto direto no Estado. Em 1986, se lançou candidato ao Senado, tendo sido eleito. Neste período, ajudou na elaboração da Constituinte, ao lado de Ulisses Guimarães e Mário Covas. De 1995 a 1998, assumiu o segundo mandato como governador de Mato Grosso do Sul.