Diretoria do Conselho de Reitores de MS toma posse hoje
Segunda-feira, 21 de Agosto de 2017 - 05:22 | Redação
A primeira diretoria do Conselho de Reitores de Instituições de Ensino Superior de Mato Grosso do Sul (CRIE-MS) será empossada hoje, às 9h, em solenidade na Assembleia Legislativa, Na ocasião ocorrerá ainda a cerimônia de fundação do Conselho. Fruto de uma ação pioneira no Estado, o grupo reúne os reitores Marcelo Turine (UFMS), Liane Maria Calarge (UFGD), Luiz Simão Staszczak (IFMS), Leocádia Aglaê Petry Leme (Uniderp), padre Ricardo Carlos (UCDB) e Fábio Edir dos Santos Costa (UEMS).
O Conselho tem o objetivo de fortalecer a educação superior e possibilitar que os conhecimentos produzidos nas Instituições de Ensino Superior subsidiem de forma mais efetiva o desenvolvimento do Estado.
O último encontro do grupo, em junho, marcou a eleição da primeira diretoria do CRIE-MS, em mandato que seguirá até o final de 2018. Tomarão posse nesta segunda-feira (21), o reitor da UEMS, Fábio Edir dos Santos Costa, que foi eleito presidente do Conselho, acompanhado pelo reitor da UCDB, padre Ricardo Carlos, que assume a vice-presidência.
Estará presente na solenidade, de proposição do deputado Junior Mochi, o Ministro de Estado da Educação, Mendonça Filho.
Segundo Fábio Edir, a união das universidades representa um momento histórico para o Estado. “Nunca houve uma ação como essa, com o tamanho da representatividade e da importância que nós vimos aqui hoje. A educação superior de Mato Grosso do Sul inovou e mais uma vez fez história no Estado”, disse Fábio Edir.
Entre os primeiros encaminhamentos traçados pela união das universidades, cinco áreas de atuação foram apontadas como prioritárias: ciência tecnologia & inovação; excelência na educação básica e superior; Internacionalização e mobilidade acadêmica; turismo e cultura; e comunicação científica. “Com a força das universidades eu tenho certeza que nós vamos virar referência para que outros Estados façam ações semelhantes em prol do desenvolvimento do País e de cada região”, afirma Fábio Edir.