22 de Maio de 2024

Delegação de MS marca presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura

Durante toda a semana estão sendo discutidos em Brasília os rumos da cultura no país

Quinta-feira, 07 de Março de 2024 - 06:18 | Redação

imagem
Delegação de MS marca presença na 4ª Conferência Nacional de Cultura
Solenidade de abertura da 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília (Divulgação)

O Estado de Mato Grosso do Sul levou 54 delegados para a 4ª Conferência Nacional de Cultura em Brasília (DF), onde durante toda a semana estarão sendo discutidos os rumos da cultura no país.

Com o tema “Democracia e Direito à Cultura", a 4ª CNC vai reunir mais de 3 mil pessoas para debater políticas culturais com ampla participação da sociedade, visando o fortalecimento da democracia e a garantia dos direitos culturais em todos os âmbitos da federação, de forma transversal com as políticas públicas sociais e econômicas do Brasil.  

Há três categorias de participação na 4ª CNC: delegados, que têm direito a voz e voto; convidados, que têm direito a voz, e observadores, que poderão acompanhar todos os debates da Conferência. Os primeiros serão responsáveis por definir as propostas prioritárias. 

Para Roger Taveira, delegado do eixo 1, que inetegra o Grupo de Trabalho Governança federativa e fortalecimento da Gestão, se trata de “experiência única que nos permite construir e fortalecer as políticas culturais em um momento tão necessário para a história do país nesse processo de redemocratização”.

"Há 10 anos a CNC não era realizada, então estamos no momento ideal para levar às nossas cidades a implementação efetiva de políticas públicas culturais”, argumentou.

O MS também é representado no evento por Valdecir Amorim, vice-presidente do Conselho Estadual de Políticas. Quilombola, ele é professor e reside no distrito de Águas do Miranda, em Bonito.

O educador foi eleito o representante do Centro-Oeste no O Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura (ConECta), associação civil sem fins lucrativos. Para ele, “a importância da presença do MS no cenário nacional é a confirmação do nosso Estado como ente federativo que está a cada dia construindo este protagonismo".

“Estar no ConECta é uma conquista significativa, pois dá visibilidade ao Estado, e o fato de estarmos na condição de Coordenador Regional do Centro-Oeste demonstra ainda mais o compromisso dos sul-matogrossenses com a retomada da Cultura Nacional”, ressaltou.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade