16 de Julho de 2024

Abastecer o carro com álcool está mais vantajoso em Mato Grosso do Sul

Levantamento de preços da ANP aponta economia no uso do etanol ao invés da gasolina

Segunda-feira, 29 de Janeiro de 2024 - 15:30 | Redação

imagem
Abastecer o carro com álcool está mais vantajoso em Mato Grosso do Sul
Levantamento de preços mostra que uso do álcool é mais vantajoso em MS (José Cruz/ABr)

Muitos consumidores estão aderindo ao uso de etanol em vez da gasolina para abastecer seus carros. Com a queda no preço do combustível, em Mato Grosso do Sul compensa mais abastecer com álcool. O mesmo vale para os Estado de Mato Grosso, São Paulo e Distrito Federal. 

O levantamento foi feito a partir dos dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), coletados entre os dias 21 e 27 de janeiro.

O que o consumidor deve fazer para avaliar qual o combustível tem o melhor custo-benefício? A conta para avaliar se compensa ou não trocar um pelo outro é bem simples e pode ser feita por qualquer pessoa.

Basta dividir o valor do litro do álcool (ou etanol) pelo valor da gasolina. Quando o resultado fica menor que 0,7 significa que é mais vantajoso usar o etanol do que a gasolina. Já quando o valor é maior ou igual a 0,7, vale mais a pena seguir com a gasolina. Veja abaixo o que compensa mais em Mato Grosso do Sul.

Abastecer o carro com álcool está mais vantajoso em Mato Grosso do Sul

Benefício ambiental

Paulo Tavares, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Combustíveis e de Lubrificantes do Distrito Federal (Sindicombustíveis-DF), destaca que um dos principais benefícios para o uso do etanol é o ambiental, pela redução na poluição. Contudo, trata-se de um combustível menos econômico do que a gasolina. 

"Ele é a combustão do etanol e por não ser hidrocarboneto, gera menos energia, então o etanol precisa ter um preço mais baixo, porque você gasta mais quantidade de etanol para rodar uma mesma quilometragem do que a gasolina essa seria a única desvantagem", frisa Paulo.

Além disso, o presidente explica que o etanol está mais barato nos postos de gasolina porque esta sobrando produto. "Então a gente tem que ficar atento e verificar se as condições, principalmente do clima, que é um produto que vem do do agronegócio, está muito bom porque quando não há uma boa safra, o produto fica parado", ressalta.

 

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade