16 de Julho de 2024

Morre Marco Aurélio Garcia, ex-assessor de Lula e Dilma

Quinta-feira, 20 de Julho de 2017 - 14:03 | Redação

imagem
Morre Marco Aurélio Garcia, ex-assessor de Lula e Dilma

O ex-assessor especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais nos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e de Dilma Rousseff, Marco Aurélio Garcia, morreu hoje, em São Paulo, vítima de um infarto, aos 76 anos.

Professor aposentado do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Garcia foi atuante no Partido dos Trabalhadores (PT) desde a sua fundação, em 1980.

“Ele foi um importante líder na construção e execução da política externa brasileira durante o governo de Lula, além de ser um dos grandes apoiadores dos Brics [bloco formado pelo Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul] e do fortalecimento das relações Sul-Sul”, destacou o partido, em nota.

Morre Marco Aurélio Garcia, ex-assessor de Lula e Dilma
Top top - Uma das polêmicas envolvendo Marco Aurélio aconteceu quando do acidente com o voo da TAM, que nesta semana completou 10 anos e que deixou 199 vítimas fatais. Ele foi flagrado pela TV Globo fazendo gesto obsceno no exato momento em que o Jornal Nacional noticiava que uma falha técnica poderia ter provocado o desastre, em 2007, no aeroporto de Congonhas. Ele fez o gesto para celebrar, pois a versão de erro humano citado pelo noticiário da TV Globo afastava a hipótese de falha de manutenção na pista, que é dever do governo. Ele ficou conhecido como "top top" por conta do gesto obsceno e pelo desrespeito às famílias das vítimas.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade