13 de Julho de 2024

DPOC: saiba como os cigarros eletrônicos afetam a sua saúde

Quarta-feira, 15 de Novembro de 2023 - 11:02 | Redação

imagem
DPOC: saiba como os cigarros eletrônicos afetam a sua saúde

Os cigarros eletrônicos têm ganhado cada vez mais espaço entre os brasileiros. Segundo o Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), o consumo desses dispositivos quadruplicou, entre 2018 e 2022, saltando de 500 mil para 2,2 milhões de usuários.

Existem diversos tipos de cigarros eletrônicos. Ao consumir, o usuário inala aerossóis gerados pelo aquecimento de um líquido que, geralmente, contém nicotina, além de outras substâncias tóxicas à saúde responsáveis por dar sabor ao fumo.

Um dos grandes problemas do consumo é a alta concentração de nicotina presente no dispositivo. De acordo com a Associação Médica Brasileira (AMB), fumar um cigarro eletrônico equivale a consumir 20 cigarros convencionais.

Segundo Clarissa Bercam, pneumologista do Hospital Metropolitano Vale do Aço, “o corpo sente todos os efeitos do fumo, principalmente o pulmão, alvo de diversas lesões causadas pelo tabagismo”.

Entre as lesões, a principal e mais perigosa é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), na qual 80% dos casos são causados pelo tabagismo, segundo a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT).

Com o objetivo de conscientizar e reduzir a carga da doença, foi criado o Dia Mundial da DPOC, lembrado em 17 de novembro. Em alusão a data, Clarissa traz algumas medidas para combater o tabagismo e, assim, evitar a doença.

Como parar de fumar?

1. Busque apoio profissional: consulte um profissional de saúde para orientação e suporte. Existem programas e medicamentos que podem ajudar no processo.

2. Identifique gatilhos: identificar situações ou emoções que desencadeiam o desejo de fumar pode ser útil para evitar o hábito. Desenvolva estratégias alternativas para lidar com essas situações.

3. Estabeleça metas pequenas: defina metas realistas para reduzir gradualmente o consumo de tabaco. Isso pode tornar o processo mais alcançável.

4. Adote um estilo de vida saudável: pratique exercícios regularmente, mantenha uma dieta balanceada e evite o consumo de álcool em excesso para melhorar a saúde geral.

“Ao tomar medidas concretas para combater o tabagismo, os indivíduos podem contribuir não apenas para a redução do risco de DPOC, mas também para uma melhoria significativa na saúde pulmonar e geral”, indica a pneumologista.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade