25 de Julho de 2024

Pesquisa mostra que 50% dos brasileiros acham justa prisão de Bolsonaro

Para 39% dos entrevistados, ex-presidente tem sofrido perseguição

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 - 08:31 | Redação

imagem
Pesquisa mostra que 50% dos brasileiros acham justa prisão de Bolsonaro
Jair Bolsonaro em ato realizado na Avenida Paulista no dia 25 de fevereiro (Nelson Almeida/AFP)

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (28) indica que 50% dos brasileiros consideram justa uma possível prisão de Jair Bolsonaro (PL). Outros 39% entendem que o ex-presidente tem sofrido  perseguição na Justiça e 7% não souberam ou não responderam. Clique aqui e veja a pesquisa na íntegra.

Sobre a decisão que o tornou inelegível, o cenário é semelhante: 51% afirmam que a Justiça Eleitoral acertou, e 40% acham a medida um erro. 

Para 47% da população, Jair Bolsonaro participou de um plano de golpe de Estado após perder as eleições de 2022 para  Lula (PT), mas 40% dos entrevistados discordam dessa visão e 13% não souberam ou não responderam. 

A tese de perseguição do ex-presidente, segundo a pesquisa, tem mais adesão entre os evangélicos: 56% dos entrevistados acreditam na ideia, e 36% não. A proporção muda entre os católicos: 55% dizem ser justa uma eventual prisão, e 34%, injusta. 

O levantamento também verificou que 53% dos brasileiros estavam sabendo do  ato pró-Bolsonaro realizado nesse domingo, organizado pelo pastor Silas Malafaia, mas 47%, não.

A pesquisa ouviu 2.000 pessoas de todas as regiões do Brasil entre esse domingo (25) e essa terça-feira (27) e a margem de erro é de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos, com uma taxa de confiança de 95%.

O levantamento é financiado pela corretora de investimentos digital Genial Investimentos, controlada pelo banco Genial.

 

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade