21 de Abril de 2024

Perguntas não eleitorais estão proibidas em pesquisa, determina TSE

Quarta-feira, 07 de Março de 2018 - 07:24 | Redação

imagem
Perguntas não eleitorais estão proibidas em pesquisa, determina TSE

O Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ) divulgou as novas regras que irão reger as eleições de 2018. Uma delas chamou a atenção e despertou críticas por parte dos institutos de pesquisa.

Trata-se da resolução que impede que as pesquisas eleitorais abordem temas que não estejam estritamente ligados à eleição.

“Nos questionários aplicados ou a serem aplicados nas pesquisas de opinião pública, são vedadas indagações a respeito de temas não relacionados à eleição”, determinou o TSE.

Assim, questões sobre temas que ajudam os institutos de pesquisa a traçar um perfil do eleitorado, como legalização do aborto, casamento gay, descriminalização das drogas ou redução da maioridade penal, estão, a princípio, vedados em pesquisas eleitorais.

Ao jornal Folha de S. Paulo, o diretor-geral do instituto Datafolha lamentou a decisão. “Pode provocar o cerceamento do livre trabalho dos institutos. Quando estamos investigando eleição, investigamos vários assuntos que fazem parte do processo eleitoral”, disse.

Márcia Cavallari Nunes, diretora do Ibope, concorda que a determinação é negativa para o processo democrático. “Empobrece o entendimento do processo eleitoral”, disse à Folha.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade