24 de Julho de 2024

Lula lidera com 37% e é rejeitado por 40% dos eleitores

Quarta-feira, 31 de Janeiro de 2018 - 07:04 | Redação

imagem
Lula lidera com 37% e é rejeitado por 40% dos eleitores

Uma nova pesquisa Datafolha divulgada na manhã de hoje revela que, mesmo depois de ter sua condenação confirmada em segunda instância pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) segue liderando com ampla vantagem a corrida presidencial. Porém, quando retirado da disputa, é o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) quem está na frente.

Segundo o levantamento, Lula tem 37% das intenções de voto, contra 16% de Jair Bolsonaro e 7% tanto para o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), como para o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), em um cenário sem a participação de Marina Silva (Rede). Nos outros cenários pesquisados, a participação do petista varia entre 34% e 36%, enquanto Bolsonaro, em segundo lugar, aparece com intenções de voto variando entre 16% e 18%.

No entanto, se o nome de Lula não estiver nas urnas em outubro deste ano, o deputado do PSC é quem aparece como principal candidato à Presidência da República. No cenário sem o petista, Bolsonaro lidera com 18% das intenções de voto, contra 13% de Marina, 10% de Ciro e 8% tanto para Alckmin quanto para o apresentador de TV Luciano Huck (sem partido). Nos demais cenários analisados sem Lula, Bolsonaro aparece com 19% e 20% das intenções de voto.

O Datafolha entrevistou 2.826 pessoas em 174 municípios entre os dias 29 e 30 de janeiro. A margem de erro é de 2 pontos para mais ou menos.

Segundo turno e rejeição - Em um eventual segundo turno disputado entre Lula e qualquer outro candidato pesquisado, o petista venceria as eleições e se tornaria, mais uma vez, o presidente do Brasil. Porém, quando ele não está no jogo, a disputa fica acirrada. Marina ganharia de Bolsonaro com 42% das intenções votos, contra 32%. Porém, o deputado do PSC empataria tecnicamente com Geraldo Alckmin.

O levantamento apurou ainda qual a taxa de rejeição de cada possível candidato e, também nessa pesquisa, Lula está entre os primeiros. Afinal, depois de Michel Temer, com 60% da rejeição dos votos, e Fernando Collor, com 44%, encontra-se o ex-presidente petista, que é rejeitado por pelo menos 40% dos eleitores.

Na sequência, aparece o deputado Jair Bolsonaro, rejeitado por 29% dos eleitores pesquisados,Alckmin , com 26% e Huck, que mesmo sem partido, é rejeitado por 25% dos eleitores pesquisados pelo Datafolha.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade