12 de Abril de 2024

Gravação mostra Cristiane Brasil ameaçando servidores

Segunda-feira, 05 de Fevereiro de 2018 - 06:36 | Redação

imagem
Gravação mostra Cristiane Brasil ameaçando servidores

Depois de um mês sem ter uma pessoa comandando o Ministério do Trabalho, os brasileiros foram surpreendidos, na noite de ontem, por um novo episódio negativo envolvendo a deputada federal Cristiane Brasil (PTB-RJ), nomeada pelo presidente Michel Temer (MDB) para o cargo. Essa já é a quarta grande polêmica envolvendo a parlamentar desde que ela foi indicada futura ministra.

Dessa vez, Cristiane Brasil foi flagrada ameaçando servidores públicos para conseguir votos na sua campanha à Câmara dos Deputados, em 2014. O flagra foi feito por meio de uma gravação, divulgada ontem pelo programa Fantástico, da TV Globo. Clique aqui e assista.

Na época, a filha de Roberto Jefferson (presidente do PTB) – que era vereadora licenciada e ocupava a Secretaria Especial do Envelhecimento Saudável e da Qualidade de Vida na gestão Eduardo Paes (MDB) na capital fluminense – tentava se eleger deputada.

Gravação mostra Cristiane Brasil ameaçando servidores

A declaração foi feita durante uma reunião com cerca de 50 servidores públicos e prestadores de serviços da pasta. No áudio, é possível perceber que Cristiane cobra o empenho pessoal da equipe para conseguir votos, afirmando que o emprego deles depende disso.

"Se eu perder a eleição de deputada federal – eu preciso de 70 mil votos –, no dia seguinte, eu perco a secretaria. No outro dia, vocês perdem o emprego", afirma Cristiane. "Se cada um no âmbito familiar me trouxer 30 fidelizados... Pô, tu é minha mãe, se tu não votar nela, eu perco o emprego. Olha que poder de convencimento essa frase tem. Para o marido: meu querido, vai querer comprar minhas calcinhas? Então me ajude", continua.

No encontro, a hoje escolhida por Temer para comandar o Ministério do Trabalho, tenta apelar para a "amizade" que os servidores alimentavam com os idosos beneficiados pela Secretaria.

"Eu preciso de uma coisa que está na mão de vocês agora, que é a credibilidade junto ao idoso. É a amizade que eles têm com vocês. É o carinho que eles têm com vocês no dia a dia", diz a parlamentar.

Votos para Marcus Vinícius - Na mesma gravação, Cristiane pede votos para o deputado estadual Marcus Vinícius, também do PTB. Ele já ocupava o cargo em 2014 e tentava se reeleger.

"O que a gente pede hoje? Acho que a Cris já falou o que tinha que falar. Nós temos dois mil funcionários. Se cada um de vocês conseguir 30 votos, 50 votos, já quase atingiu o objetivo, vai chegar a 150 mil votos", diz Marcus Vinícius, que também estava na reunião.

A ameaça deu certo para os parlamentares. Afinal, Cristiane e Marcus foram eleitos em 2014: ela, para a Câmara dos Deputados, com pouco mais de 80 mil votos; ele, para a Assembleia Legislativa, com 39 mil votos.

De acordo com a TV Globo, o áudio foi submetido a uma análise de um perito, que comprovou a autenticidade da gravação.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade