Adriane Lopes foge de sabatina promovida por servidores
Prefeita foi a única candidata a não aceitar convite para evento promovido por 12 entidades sindicais
Segunda-feira, 22 de Julho de 2024 - 10:37 | Redação
A prefeita Adriane Lopes (PP), que busca a reeleição, foi a única candidata a não confirmar presença na sabatina promovida pelas 12 entidades que integram o Fórum Municipal de Representantes dos Servidores, Sindicatos, Associações e Entidades de Campo Grande (FORSSA).
A série de sabatinas terá início nesta terça-feira (23), estendendo-se até o dia 26, com trasnmissão ao vivo pelo Canal do Evento no Youtube. O convite à prefeita foi oficializado na segunda-feira passada, 15. No final da manhã de hoje, sua assessoria informou que ela não irá participar.
De acordo com os organizadores do evento, a assessoria da prefeita informou que Adriane Lopes está impedida de participar no horário marcado para a sabatina, já que estaria “prefeitando" no período da manhã.
Especialistas em Direito Eleitoral ouvidos pelo Vox MS esclareceram que não existe qualquer impedimento legal para a participação de Adriane.
“Ela é prefeita e candidata a reeleição 24 horas por dia. Tanto isso é verdade que não é obrigada a se desincompatibilizar do cargo para se candidatar”, disse um dos advogados ouvidos sob a condição de anonimato.
A sabatina será realizada entre 8h e 11h na sede do Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul Sinmed/MS), com transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do FORSSA.
Presenças confirmadas
Confirmaram presença as pré-candidatas Camila Jara (PT) e Rose Modesto (União Brasil), além do pré-candidato Beto Pereira (PSDB).
Camila Jara participa da sabatina no dia 23, seguida por Rose Modesto no dia 25 e por Beto Pereira no dia 26 de julho.
Plano de governo
O advogado Márcio Almeida, que atuará como mediador, explicou que as entidades representadas pelo Fórum terão participação direta em perguntas e proposições.
"Temos orientado todas as entidades a buscarem informações sobre o projeto político para os servidores públicos municipais, buscando sensibilizar as lideranças que o momento não se trata de proselitismo ou mesmo de eventuais ataques as candidaturas, e sim para evidenciar os projetos que os candidatos têm para os servidores municipais", pontuou Márcio Almeida.
A representante do FORSSA, Paulina Barbosa, acredita que será um momento importante para os servidores públicos em geral, uma vez que a iniciativa é inédita e poderá trazer uma melhor visão do que planejam os pré-candidatos a prefeito da nossa Capital.
"Na qualidade de presidente de associação que representa os profissionais de nível superior, estou também ansiosa para demonstrar as nossas necessidades e buscar firmar compromisso com cada um dos candidatos a prefeito. Nossa orientação é respeito às candidaturas com olhar para frente, para a próxima gestão", ressaltou.
Integrantes do FORSSA
• Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande (SINDGM/CG);
• Associação ADM/SAUDE NA LUTA;
• Sindicato dos Arquitetos do MS (SINDARQ/MS);
• Associação dos Servidores Municipais de Nível Superior (ASMNS);
• Sindicato dos Auditores Fiscais de Receita Municipal de Campo Grande (SINDAFIR/CG);
• Sindicato dos Assistentes Sociais do Estado de Mato Grosso do Sul (SASEMS);
• Sindicato dos Trabalhadores no Serviço de Fiscalização da Prefeitura Municipal de Campo Grande (SINDAFIS);
• Sindicato dos Condutores de Ambulância do Estado de Mato Grosso do Sul (SINDCONAM/MS);
• Sindicato dos Médicos do Estado de Mato Grosso do Sul (SINMED/MS);
• Sindicato dos Assistentes e Auxiliares de Saúde Bucal do MS (SINTASB/MS);
• Sindicato dos Odontologistas de Mato Grosso do Sul (SIOMS);
• Sindicato dos Trabalhores em Enfermagem do Município de Campo Grande (SINTE/PMCG).
Serviço
Local: Rua Eduardo Santos Pereira, 456, Centro (Sinmed/MS).
Horário: 8h
Transmissão ao vivo pelo canal oficial do evento no Youtube. A transmissão permanecerá gravada na íntegra no canal. Para a audiência presencial foi estabelecido limite de até 10 participantes por entidade. Foram convidados apenas os pré-candidatos que obtiveram até 5% das intenções de voto em pesuqisas registradas no TRE/MS e publicadas neste mês.