16 de Janeiro de 2025

Responsável por explosões no DF foi candidato a vereador pelo PL

Francisco Wanderley Luiz morreu no local após explodir veículo abarrotado de fogos de artifício.

Quinta-feira, 14 de Novembro de 2024 - 05:54 | Redação

imagem
Responsável por explosões no DF foi candidato a vereador pelo PL
Francisco Wanderley Luiz

O carro que explodiu na noite desta quarta-feira (13) no estacionamento anexo à Câmara dos Deputados, em frente ao Supremo Tribunal Federal (STF), está registrado em nome de Francisco Wanderley Luiz, conhecido como Tiú França.

A informação é do delegado-geral de Santa Catarina, Ulisses Gabriel. A Polícia Civil do DF também confirmou, por volta das 23h50, que ele era o homem que morreu nas explosões.

Francisco foi candidato a vereador pelo PL em Rio do Sul, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, em 2020, mas não se elegeu.

O homem havia alugado uma casa em Ceilândia, no Distrito Federal, conforme apurado pela TV Globo. A região fica a 30 km da Praça dos Três Poderes. A polícia fez buscas no local na madrugada desta quinta-feira (14).

Responsável por explosões no DF foi candidato a vereador pelo PL
Bolsonarista, Francisco Vanderley foi candidato a vereador pelo PL em SC (Reprodução)

Fogos de artifício

As explosões ocorreram em frente ao STF por volta das 19h30, em um intervalo de cerca de 20 segundos. No porta-malas do veículo, que estava no estacionamento do Anexo IV da Câmara dos Deputados, foram encontrados fogos de artifício e tijolos.

No momento do ocorrido, Layana Costa estava em um ponto de ônibus em frente ao STF. Segundo ela, um homem passou, segurando uma sacola, e acenou com "um joinha". A mulher afirma que, em seguida, ouviu a primeira explosão e, ao olhar para trás, viu que o homem jogou algo perto da estátua da Justiça e logo caiu.

Visita ao STF

Francisco deixou mensagens na internet que mostram que ele esteve no Supremo. Segundo a Corte, Francisco Wanderley Luiz vis Segundo a Corte, Francisco Wanderley Luiz visitou o tribunal no dia 24 de agosto.

“Deixaram a raposa entrar no galinheiro. Ou não sabem o tamanho das presas ou é burrice mesmo. Provérbios 16:18 (A soberba procede a queda)”, escreveu o ex-candidato do PL.

Responsável por explosões no DF foi candidato a vereador pelo PL
Mensagens que Francisco enviou para ele mesmo pelo WhatsApp

Reunião no Alvorada

Após as explosões, o presidente Lula está reuniu-se com os ministros do STF Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin no Palácio do Alvorada.

O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, também esteve no Alvorada com o presidente e informou, em tempo real, todos os detalhes da operação.

A reunião não acontecia por conta das explosões. Havia uma conversa marcada entre eles sobre a ampliação da pauta de segurança pública no governo federal.

A PF abriu inquérito, que será enviado ao ministro Alexandre de Moraes, relator da investigação sobre os atos golpistas de 8 de janeiro. O caso é tratado como gravíssimo.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade