20 de Abril de 2024

UE diz não haver provas contra órgão da ONU acusado por Israel de ligação com o Hamas

Israel acusou agência da ONU de auxiliar Hamas durante ataques terroristas

Quarta-feira, 28 de Fevereiro de 2024 - 13:30 | Redação

imagem
UE diz não haver provas contra órgão da ONU acusado por Israel de ligação com o Hamas
Foto: UNRWA (Said Khatib/AFP).

O comissário europeu para Ajuda Humanitária e Gestão de Crises da União Europeia, Janez Lenarcic, afirmou nesta terça-feira (27) que não foram recebidas provas que apoiem as acusações de Israel sobre o envolvimento de funcionários da agência para palestinos nos ataques do Hamas.

"De qualquer forma, deve haver responsabilidade individual pelas violações da neutralidade da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e não uma punição coletiva", disse, durante um debate sobre a situação na Faixa de Gaza.

"A UNRWA é insubstituível. Isso nos é dito pelas agências da ONU presentes em Gaza, pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, pelas ONGs internacionais, todos esses atores nos dizem que não podem assumir o trabalho da Unrwa", acrescentou.

Diversas nações, incluindo a Itália, bloquearam repasses financeiros depois que trabalhadores da UNRWA foram acusados de estarem envolvidos nos ataques do grupo fundamentalista islâmico Hamas contra Israel em 7 de outubro. 

 

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade