19 de Maio de 2024

Tribunal do Vietnã condena à morte presidente de empresa por fraude

Truong My Lan presidia gigante do setor imobiliário

Quinta-feira, 11 de Abril de 2024 - 11:30 | Redação

imagem
Tribunal do Vietnã condena à morte presidente de empresa por fraude
Truong My Lan, presidente do gigante do setor imobiliário Van Thinh Phat (Reprodução)

Um tribunal vietnamita condenou nesta quinta-feira (11) a presidente de uma empresa imobiliária à pena de morte por envolvimento em fraude que totalizou 25 bilhões de euros, o maior escândalo financeiro já registrado no país.

As ações de Truong My Lan - presidente do gigante do setor imobiliário Van Thinh Phat (VTP) e acusada de fraudar fundos do Saigon Commercial Bank (SCB) durante uma década - “corroeram a confiança das pessoas na liderança do Partido [Comunista] e do Estado”, afirmou o júri, segundo os meios de comunicação locais, durante julgamento realizado na cidade de Ho Chi Minh (sul).

A prisão de Lan, em outubro de 2022, teve grande repercussão em uma campanha anticorrupção feita no país, que se intensificou desde 2022. A chamada Operação “Forno Ardente” atingiu os mais altos escalões da política vietnamita.

O presidente vietnamita Vo Van Thuong renunciou em março após ser implicado nas investigações do caso.

A VTP estava entre as empresas imobiliárias mais ricas do Vietnã, com projetos que incluíam edifícios residenciais de luxo, escritórios, hotéis e centros comerciais.

Analistas disseram que a escala da fraude levantou questões em relação a outros bancos ou empresas que poderiam ter cometido erros semelhantes, prejudicando as perspectivas econômicas do país e deixando os investidores estrangeiros nervosos, quando o país tentava se posicionar como local ideal para as empresas que pretendiam dinamizar seus negócios fora das cadeias de abastecimento da China.

O setor imobiliário no Vietnã foi particularmente atingido em todo esse processo: cerca de 1.300 empresas imobiliárias retiraram-se do mercado em 2023, os promotores têm oferecido descontos e ouro como presentes para atrair compradores, e apesar dos aluguéis de lojas terem caído um terço na Cidade de Ho Chi, muitos locais no centro da cidade ainda estão vazios, segundo os meios de comunicação locais.

Em novembro, o secretário-geral do Partido Comunista, Nguyen Phu Trong, o principal político do Vietnã, disse que a luta anticorrupção iria “continuar a longo prazo”.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade