15 de Junho de 2024

Governo Milei não terá embaixadores na Venezuela, Cuba e Nicarágua

Nicarágua retirou sua embaixada de Buenos Aires após a eleição do novo presidente

Quarta-feira, 20 de Dezembro de 2023 - 09:30 | Redação

imagem
Governo Milei não terá embaixadores na Venezuela, Cuba e Nicarágua
O presidente da Argentina, Javier Milei (Wikimedia Commons).

A Argentina não terá embaixadores na Venezuela, Nicarágua e Cuba, onde ficará representada apenas por encarregados de negócios.

A decisão é uma demonstração do novo rumo da política internacional escolhido pelo presidente Javier Milei, como informou nesta terça-feira (19) o portal Infobae.

Nenhum dos três presidentes desses países foi convidado para a posse de Milei, o que provocou, entre outras consequências, a decisão do líder nicaraguense de retirar o embaixador de Manágua em Buenos Aires.

"Diante de reiteradas declarações e expressões dos novos governantes, o governo decidiu remover seu embaixador, companheiro escritor e comunicólogo, Carlos Midence", anunciou o chanceler da Nicarágua, Denis Moncada.

Segundo Infobae, a chanceler argentina, Diana Mondino, já tem instruções presidenciais para que o país vote contra a Nicarágua na OEA e condene Cuba nos organismos multilaterais de direitos humanos.

De acordo com o portal, a nova direção da política internacional argentina também se refletirá em uma relação menos próxima com os governos do Brasil, Colômbia e México em relação ao predecessor de Milei, Alberto Fernández. 

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade