15 de Abril de 2024

"Acontece, abriremos investigação", diz Netanyahu após morte de sete membros de ONG dos EUA

ONG suspendeu atividades na Faixa de Gaza após as mortes

Terça-feira, 02 de Abril de 2024 - 13:00 | Redação

imagem
Acontece, abriremos investigação, diz Netanyahu após morte de sete membros de ONG dos EUA
Benjamin Netanyahu (Foto: Reuters/Ronen Zvulun).

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, prometeu uma investigação sobre o ataque que matou sete funcionários da ONG World Central Kitchen na Faixa de Gaza, mas disse que "isso acontece na guerra".

"Foi um caso trágico no qual nossas forças atingiram sem intenção pessoas inocentes na Faixa de Gaza", declarou o premiê após receber alta do hospital onde foi submetido a uma cirurgia de hérnia.

"Isso acontece na guerra, e abriremos uma investigação. Estamos em contato com os governos envolvidos e faremos de tudo para assegurar que isso não aconteça mais", acrescentou.

O Caso

O ataque ocorreu na segunda-feira (1º). A organização, criada nos Estados Unidos pelo chef espanhol José Andrés, famoso nos EUA, havia levado uma carga de alimentos por navio ao território palestino horas antes do bombardeio.

Segundo a ONG, entre os mortos há um cidadão do Reino Unido, um da Austrália, dois dos Estados Unidos, um do Canadá e um da Polônia, além de um palestino.

A World Central Kitchen é uma das mais atuantes em Gaza e, há duas semanas, envio o primeiro navio com ajuda humanitária ao território, em uma parceria com a ONG Open Arms, que resgata migrantes naufragados no mar Mediterrâneo. A WCK disse que vai suspender as operações de ajuda na região após as mortes.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade