Visita de cortesia à Mansour Karmouche vira peça de ataques a Lucas Rosa
Factóide criado com fotografia editada foi desmascarado por postagem no próprio site da OAB/MS
Terça-feira, 29 de Outubro de 2024 - 16:23 | Redação
Visita de cortesia do ex-presidente do Tribunal de Contas Iran Coelho das Neves ao ex- presidente da OAB/MS Mansour Elias Karmouche, virou peça de campanha e de ataque a Lucas Rosa, candidato a presidente da instituição pela chapa de oposição “Renovação: OAB de todos – 11”.
Clique para seguir o Vox MS no Instagram e no Facebook
A visita aconteceu no dia 5 de maio de 2019, conforme é possível constatar no site da Seccional da OAB/MS. Acompanhado de Lucas Rosa, então diretor jurídico do Tribunal de Contas do Estado, o presidente da Corte, Iran Coelho das Neves, reuniu-se com membros da diretoria da Ordem.
Do encontro também participaram o então presidente da OAB/MS, Mansour Elias Karmouche, o ex-vice-presidente Gervásio Alves de Oliveira Júnior e o ex-secretário-geral Stheven Razuk, conforme mostra fotografia também postada no site da instituição.
Conforme publicado no site da Ordem, tratou-se de uma “visita de cortesia” (clique aqui e veja) que, nas palavras de Mansour Karmouche, demonstra “um reconhecimento expresso do Presidente Iran Coelho” ao que ele classificou como a reafirmação da “importância da nossa instituição e a independência com que atua”.
Ataques a Lucas Rosa
Apoiadores da chapa da situação, encabeçada por Bitto Pereira, excluíram da fotografia a imagem de Mansour Karmouche e de Stheven Razuk, mantendo apenas Iran Coelho, Lucas Rosa e Gervásio Júnior.
A foto, fora de contexto, passou a ser publicada em grupos de WhatsApp acompanhada do texto: “Onde estava Lucas Rosa de 02/01/2019 até 15/02/2023? Na chefia da assessoria jurídica do Presidente do Tribunal de Contas afastado por Corrupção Iran Coelho das Neves!! Abre o olho advocacia!!” (sic)
A foto alterada também gerou matéria em um site de notícias, cujo link passou a ser disseminado em grupos de WhatsApp. Imagens do diário oficial com a nomeação e a exoneração de Lucas Rosa também passaram a ser disseminadas junto com a fotografia editada.
Desespero
Para Lucas Rosa, a “estratégia” revela o desespero dos integrantes da chapa de situação em função do crescimento do movimento de oposição.
“O advogado não se confunde com seu cliente. A atual gestão da OAB/MS tem feito isso, muitas vezes para deixar de atender ou para prejudicar adversários políticos, como aconteceu recentemente. Colega que teve busca e apreensão no exercício da profissão e pediu auxílio, não teve auxílio, e a decisão que ele encaminhou à gestão da Ordem foi vazada à imprensa por alguém. Quem teria feito isso? Conheço os meus adversários”, disse Lucas.