15 de Abril de 2024

MS em Ação deve atender 6 mil indígenas em Paranhos

Sexta-feira, 01 de Março de 2024 - 16:00 | Redação

imagem
MS em Ação deve atender 6 mil indígenas em Paranhos
Vacinação no Ms em Ação

Com o segundo maior percentual de população de povos originários de Mato Grosso do Sul, o município de Paranhos recebe neste fim de semana, na Aldeia Paraguassu, a 3ª edição do Programa MS em Ação: Segurança e Cidadania, que irá ofertar serviços essenciais a mais de 6 mil indígenas que vivem no município e região.

No sábado e domingo, dias 2 e 3 de março, os povos originários que vivem no município poderão ter acesso gratuito a documentos pessoais como Carteira de Identidade, CPF, título de eleitor e carteira de trabalho, bem como solicitar benefícios junto ao INSS, casar ou divorciar, passar por atendimentos na defensoria pública, por consultas médicas com clínicos gerais e especialistas, com dentistas e receber orientações da correta escovação e higiene bucal.

A estrutura montada pelo Governo do Estado na Aldeia Paraguassu contará ainda com cursos de capacitação e apresentação de filmes que mostram a cultura indígena e brinquedos para as crianças brincarem enquanto os pais recebem atendimento.

Como o intuito é, além de levar cidadania, aproximar as comunidades remotas e de difícil acesso da segurança pública, a Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar estarão realizando seus atendimentos no interior da Aldeia Paraguassu, durante a 3ª edição do MS em Ação: Segurança e Cidadania, em Paranhos. E, será possível confeccionar boletins de ocorrência, denunciar crimes e receber orientações quanto a prevenção de acidentes domésticos, por exemplo.

Dentro da programação do evento estão previstas ainda palestras com foco no combate à violência doméstica contra mulheres e crianças, com as equipes do Promuse e da Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Campo Grande e, ainda, de prevenção ao uso de álcool e drogas, que serão ministradas pelas equipes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd).

Esta é a 3ª ação que o Governo do Estado realiza a ação com o apoio da Prefeitura, da Funai e do Sesai. A previsão é atender mais de 6 mil pessoas. Juntas, as edições anteriores, realizadas em Dourados e Amambai, somam mais de 15 mil indígenas atendidos.

Programa Estratégico

O MS em Ação: Segurança e Cidadania foi oficializado este ano como ação estratégica da Sejusp, por meio de publicação de resolução no DOE (Diário Oficial do Estado), no dia 24 de janeiro. Oficialmente, o Programa, consiste em levar as comunidades remotas, de difícil acesso e territórios vulneráveis de Mato Grosso do Sul, serviços públicos essenciais, aproximar as comunidades atendidas dos profissionais de segurança pública, ampliando assim a capacidade de resolução de problemas e conflitos, bem como prevenindo a ocorrência de crimes.

 

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

Tudo Sobre

paranhos ms-em-acao
VoxMS - Notícia de Verdade