19 de Maio de 2024

Governo estuda reajuste salarial de servidores acima de 19% até 2026

Ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, confirmou o percentual em entrevista à EBC

Quinta-feira, 11 de Abril de 2024 - 13:00 | Redação

imagem
Governo estuda reajuste salarial de servidores acima de 19% até 2026
A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck (Marcelo Camargo/ABr)

A ministra da Gestão e Inovação, Esther Dweck, anunciou nesta quinta-feira (11) que o governo está considerando um aumento salarial para os servidores que pode ultrapassar 19% até 2026. Atualmente, as negociações prioritárias estão voltadas para os técnicos das instituições federais, que têm liderado greves em diversas universidades do país.

Inicialmente, a proposta do governo para os servidores federais incluía um aumento de 9% em 2023, com mais dois reajustes previstos para 2025 e 2026. Com isso, a soma total chegaria a cerca de 19% até o final do mandato do presidente Lula. No entanto, a ministra mencionou a possibilidade de contrapropostas durante as negociações em andamento.

"Nesse momento, estamos discutindo no governo um espaço orçamentário não só para educação, mas para os demais servidores, para que a gente possa ter um valor acima desse (19% até 2026)", disse Dweck, no programa "Bom dia, ministra", da EBC.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por sua vez, revelou ontem que a equipe econômica está realizando cálculos para determinar se há margem para aumentos salariais dos servidEm contrapartida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva manifestou apoio à ministra Esther Dweck, destacando que ela está enfrentando diversos desafios. Lula também defendeu o direito de greve dos servidores.ores nos próximos anos. No entanto, ele ressaltou que em 2024 essa medida não será viável devido ao orçamento já estar definido.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade