14 de Junho de 2024

Estado pretende capacitar 132 mil com o MS Qualifica

Sexta-feira, 12 de Janeiro de 2024 - 14:30 | Redação

imagem
Estado pretende capacitar 132 mil com o MS Qualifica
Arte MS Qualifica (Imagem: Divulgação/Semadesc).

O Plano de Qualificação Profissional para a Inclusão, Produtividade e o Emprego no Estado de Mato Grosso do Sul (MS Qualifica) disponibiliza diversas oportunidades para desenvolver os interessados em entrar no mercado de trabalho. A meta do é capacitar cerca de 132 mil sul-mato-grossenses.

O MS Qualifica foi lançado em maio de 2023 e criou programas como o Voucher Transportador, desenvolvido para capacitar mão de obra para o mercado de transporte de mercadorias.

1 mil pessoas já foram qualificadas para trabalharem como motoristas no setor de transporte nos municípios de Campo Grande, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Dourados, Corumbá, Chapadão do Sul e São Gabriel do Oeste. Mais de 7 mil pessoas se inscreveram nas primeiras turmas. "As primeiras turmas de qualificação do Voucher Transportador já começaram e partir de fevereiro os resultados devem aparecer deste programa que é a contratação destes motoristas pelas transportadoras", destacou o secretário-executivo de Qualificação Profissional e Emprego da Semadesc, Bruno Bastos Gouveia.

Jovens

Além do mercado de transportes, também stá em andamento o Voucher Desenvolvedor, lançado em 21 de novembro de 2023, que disponibilizará 400 vagas para estudantes da Rede Estadual de Ensino, que estejam no mínimo no 2º ano do Ensino Médio e mais 140 para profissionais.

As inscrições para o programa podem ser feitas pelo site: https://ww3.ms.senac.br/Cursos/voucherdev.

"É um curso gratuito para 540 jovens, inclusive do ensino médio Público para serem desenvolvedores de sistemas, e de software. O objetivo é suprir esta alta demanda existente no Estado neste mercado de Tecnologia da Informação, que oferece bons salários iniciais", enfatizou Bastos.

Outra boa oportunidade de capacitação para os jovens é a Plataforma PROA em parceria com o Governo do Estado é destinada para jovens estão concluindo ou já terminaram o Ensino Médio em escolas públicas. O Instituto PROA está com inscrições abertas para preencher 500 vagas de curso capacitação profissional no Mato Grosso do Sul.

"O PROA prepara o aluno para definição de metas profissionais, entrevista de emprego e uma trilha técnica específica opcional. Ao final do curso o participante recebe um certificado de conclusão e acessa uma plataforma exclusiva de vagas de emprego", acrescentou O secretário-executivo.

As vagas são destinadas a jovens entre 17 e 22 anos, que estão concluindo ou já terminaram o Ensino Médio em escolas públicas. O curso iniciará no dia 29, e é gratuito. As inscrições podem ser feitas no proa.org.br

Funtrab

A Fundação de Trabalho de Mato Grosso do Sul (Funtrab), vinculada à Semadesc é a responsável pela intermediação de vagas no Estado e está ofertando neste mês 27 cursos em 10 municípios. Serão mais de 800 títulos de cursos nos 79 municípios no total. O Projeto prevê a oferta de capacitação para mais de 13 mil pessoas com R$ 12,5 milhões em recursos federais do Governo do Estado e parceiros do Sistema S.
 

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

Tudo Sobre

ms-qualifica
VoxMS - Notícia de Verdade