Combate à violência contra idosos é tema de evento na UEMS
Sexta-feira, 23 de Junho de 2023 - 05:28 | Redação
A Universidade Estadual de Mato grosso do Sul (UEMS), unidade de Campo Grande, e a Universidade da Maturidade (UMA) realizam o encontro “Universidade da Maturidade: promovendo a educação, saúde e bem-estar intergeracional” em celebração à campanha do Junho Prata, mês dedicado à conscientização e combate à violência contra pessoas idosas.
O ciclo de palestras acontece de 26 a 28 de junho no anfiteatro do bloco A da unidade Campo Grande, no período da manhã, e terá transmissão on-line via YouTube, com palestras sobre envelhecimento saudável e a importância da inclusão da pessoa idosa.
Já no dia 30 será realizada Visita técnica das turmas da UMA/UEMS ao espaço "Cidade Escola de Trânsito", do Detran.
Junho Prata
O Estado de Mato Grosso do Sul instituiu a lei 5.215 em 2018, que estabelece o mês de junho de cada ano como junho violeta/prata.
A distinção tem como objetivo marcar a realização de ampla campanha de enfrentamento à violência contra as pessoas idosas, física e psíquica, visando conscientizar a sociedade sobre a relevância do tema.
Agenda do evento
• 26 - 9h às 11h
Palestra com o tema "Envelhecimento saudável", ministrada pelo professor doutor Luís Sinésio Neto, da UMA/UFT (Coordenação Nacional UMA/UFT).
Mediação: Kátia Juliane.
• 27 - 9h às 11h
Palestra com o tema "Políticas públicas para pessoas idosas", proferida por Zirleide Barbosa (SubIdosos/Setescc).
Palestra com o tema "Tecnologia social e inclusão da pessoa idosa", proferida pela profesora doutura Celi Corrêa Neres (Vice-reitota da UEMS).
Mediação: Leila Machado.
• 28 - 9h
Palestra com o tema "Educação Intergeracional e Tecnologia Social", proferida pelo professor doutor Djanires Neto (Gerente da Unidade Campo Grande e Coordenador da UMA/ UEMS) e prfossor mestre Alan Silus (Professor Colaborador UEMS).
Mediação: Raquel Zottos.
• 30 - 9h
Visita técnica ao espaço "Cidade Escola de Trânsito" do Detran. Das 9h às 10h30 e das 13h30 às 15h.
Os debates serão abertos a toda comunidade. A inscrição deve ser feita pela internet.