13 de Junho de 2024

Governo do Estado defende inovação nas regras do FCO

Sábado, 08 de Julho de 2017 - 05:28 | Redação

imagem
Governo do Estado defende inovação nas regras do FCO

No encontro para discutir a programação do Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste (FCO) para o ano de 2018, realizado no Centro de Convenções Albano Franco, em Campo Grande, o secretário de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck ressaltou a oportunidade proporcionada pela Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco) no processo de definição das diretrizes e da programação do Fundo para o próximo ano.

“Esse é um momento importante para apresentarmos propostas que serão levadas ao comitê técnico antes da reunião do Condel. Mato Grosso do Sul está diante de um grande desafio, que é o de garantir a utilização integral dos R$ 2,3 bilhões disponíveis no FCO neste ano para o Estado. Fizemos um esforço muito grande sob o ponto de vista da regulamentação para flexibilizar o FCO e sabemos que ainda existe espaço para mudanças”, afirmou Jaime Verruck.

O secretário lembrou que já houve uma manifestação do governo federal em retirar parte dos recursos dos fundos constitucionais para compor uma nova carteira do FIES. “Para fazer frente a uma medida drástica como essa e não permitir que o dinheiro do FCO seja tomado, temos de aplica-lo em sua totalidade. Para isso é necessária uma simplificação dos programas, como já foi feito. Não podemos tratar o FCO como um produto de prateleira. A finalidade do Fundo é o desenvolvimento regional e é dessa forma que temos de encará-lo, promovendo a diversificação. Temos de ter capacidade de sair das atividades tradicionais e encontrar formas diferentes de financiamento para melhor abranger o setor de serviços e estimular iniciativas de startups, que trabalham com ideias e conhecimento”, finalizou.

Além do secretário Jaime Verruck, o superintendente de Indústria, Comércio, Serviços e Turismo da Semagro, Bruno Gouvêa e demais técnicos da secretaria participaram do encontro.

SIGA-NOS NO Jornal VoxMS no Google News

VoxMS - Notícia de Verdade