Ataque a tiros deixa 10 indígenas feridos em Douradina
Ataque foi executado um dia após a saída da Força Nacional do local
Domingo, 04 de Agosto de 2024 - 05:55 | Redação
A Terra Indígena Lagoa Panambi, localizada em Douradina, Mato Grosso do Sul, foi palco de um ataque violento que deixou pelo menos 10 indígenas Guarani Kaiowá gravemente feridos. A denúncia foi feita neste sábado (3) pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi) e pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib).
Segundo as entidades, o ataque ocorreu logo após a retirada dos agentes da Força Nacional da área. Os agressores, descritos como “jagunços fortemente armados”, chegaram em caminhonetes e dispararam munição letal e balas de borracha contra os indígenas. Dois dos feridos foram baleados na cabeça e no pescoço e foram encaminhados, junto com outros seis feridos graves, ao Hospital da Vida, em Dourados.
A Terra Indígena Lagoa Panambi, com 12,1 mil hectares, foi identificada e delimitada pela Funai desde 2011, mas a demarcação está paralisada devido à tese do marco temporal em discussão no Congresso. A Apib destacou a presença de muitas crianças e idosos no local durante o ataque, denunciando a violência contínua contra as retomadas Guarani e Kaiowá.
A comunidade indígena pede socorro e proteção, destacando que a retirada da Força Nacional deixou-os vulneráveis aos ataques. O Ministério dos Povos Indígenas condenou o ataque e informou que uma equipe do ministério, da Funai e do Ministério Público está no território para prestar o auxílio necessário.