Águas Guariroba avança no processo de universalização do saneamento em Campo Grande
Mais 11 bairros serão atendidos com a coleta de esgoto, pondo fim às fossas sépticas
Sexta-feira, 24 de Maio de 2024 - 07:49 | Redação
As obras do Programa Campo Grande Saneada chegam a um número cada vez maior de bairros de Campo Grande. Nesta semana, 11 deles estão sendo beneficiados. Em 2024, a Águas Guariroba implantou 101,5 quilômetros de rede de esgoto na Capital.
A meta é implantar 200 quilômetros neste ano e alcançar a universalização dos serviços de saneamento. Os bairros atendidos são Moreninhas, Nova Campo Grande, Jardim Centro-Oeste, Aero Rancho, Jardim Seminário, Caiobá, Samambai, Centenário, Tiradentes, São Conrado e Homex.
No acumulado, as obras permitem a ligação de mais 10,6 mil domicílios à rede de esgoto, o que representa mais de 30 mil pessoas beneficiadas.
“São 30 mil pessoas dando adeus às preocupações com doenças e ao mau-cheiro das fossas. O Programa Campo Grande Saneada tem o orgulho de construir um futuro mais saudável, com qualidade de vida elevada e um ambiente propício para o desenvolvimento", disse o diretor-presidente da Águas Guariroba, Themis de Oliveira.
Desde que assumiu os serviços de água e esgoto de Campo Grande, a Águas Guariroba trabalha para ampliar e melhorar o saneamento básico na Capital. Atualmente, o abastecimento de água está disponível em todas as regiões e a rede coletora de esgoto alcança quase 90% da cidade.
Em Campo Grande, todo o esgoto coletado pela Águas Guariroba é tratado antes de ser lançado nos córregos. Hoje, a Capital conta com duas estações de tratamento de esgoto (ETEs). A maior delas, a ETE Los Angeles, trata 900 litros por segundo. Já a ETE Imbirussu tem tecnologia inédita no Brasil e trata 120 litros por segundo.
Além de tratar 100% do esgoto que coleta, a Águas Guariroba segue padrões internacionais na realização do processo, garantindo total confiabilidade perante órgãos ambientais. O laboratório de efluentes da concessionária foi o primeiro de Mato Grosso do Sul a receber a Acreditação do INMETRO (CGCRE) em sete processos de análise.